BOA FORMA APÓS A GRAVIDEZ – O QUE NÃO TE CONTAM


BOA FORMA APÓS A GRAVIDEZ – O QUE NÃO TE CONTAMQuando a mulher engravida, nem sempre está preparada para o fato de que vai entrar num processo em que, ao final, vai ter ganho uns bons quilinhos a mais. Recuperar a boa forma após a gravidez, pode se transformar num problema.

SOBRE O QUE VOU FALAR AQUI

O que você vai ler a partir de agora, é o resultado de tudo que estudei pessoalmente até decidir qual o melhor caminho pra resolver meu próprio problema.

São as informações que me serviram de base pra encontrar a solução que realmente me ajudou, e que acredito que poderá facilitar o seu caminho também.

ENTENDENDO O PROBLEMA QUE ATINGE A NÓS MAMÃES

Quando a barriga começa a crescer, a mulher começa a ganhar peso gradativamente durante os 9 meses de gestação. Esse aumento de peso normalmente deve ser de algo entre 9kg a 12kg, ganhos durante o tempo total da gravidez.

Na fase dos desejos, muitas mergulham fundo e se entregam sem nem pensar em dietas. Mas, quase sempre, começam a mostrar grande preocupação com o ganho excessivo de peso, pouco depois do bebê nascer.

Isso acontece porque, depois do parto, tem algo na configuração do corpo da mulher que muda, e isso exige “reforços” para que o corpo possa voltar ao que era antes.

Muitas vezes, aos quilinhos ganhos nos nove meses de gestação, juntam-se outros que aparecem nos meses seguintes ao parto, e se multiplicam a cada novo bebê.

Esse excesso de peso, geralmente está relacionado ao aumento das responsabilidades, estresse, pouco descanso e perda de rotinas e bons hábitos alimentares.

É claro que tudo isso tem consequências que são muito sérias, que vão desde problemas de saúde até autoestima.

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS PELO EXCESSO DE PESO

Hipertensão Arterial ou pressão alta

Mulheres que sofrem de excesso de peso, têm maiores chances de terem seus vasos sanguíneos comprimidos em razão principalmente do consumo excessivo de alimentos que fazem mal à saúde.

Essa compressão dos vasos é o que resulta na pressão alta.

Colesterol elevado

É uma das principais causas de ataques cardíacos. O tipo de colesterol que está envolvido no aumento deste risco é o LDL.

Quando seus níveis de LDL aumentam, o risco de doenças coronarianas sobe 20%. Ao perder peso, você tende a jogar estes níveis de LDL para baixo, diminuindo o risco.

Depressão

Pessoas acima do peso têm tendência mais elevada de desenvolverem um quadro depressivo, em função de baixa autoestima que provoca insegurança em relação ao próprio corpo, e que também acabam por atrapalhar as relações sociais e pessoais.

Diabetes

Apesar de, em muitos casos, a diabetes ser causada por fatores genéticos, a doença também afeta mais facilmente as pessoas que estão acima do peso.

Isso acontece porque o excesso de peso causa uma resistência do organismo à insulina, que é o hormônio responsável pela regulação dos níveis de glicose.

Sem que haja essa regulação, as chances de desenvolver a diabetes do tipo 2 crescem consideravelmente.

O excesso de peso é considerado como um dos fatores mais significativos para o desenvolvimento de resistência à insulina, que acaba levando ao diabetes do tipo 2. Nestes casos, perder peso pode ajudar muito a diminuir este risco.

DIETAS PARA RECUPERAR A BOA FORMA APÓS A GRAVIDEZ FUNCIONAM?

DietaMuitas mulheres continuam adotando dietas associadas também à malhação, na tentativa de perder aquele excesso que teima em ficar principalmente em torno da barriga, bumbum e coxas depois da gravidez.

Ao contrário do que normalmente se pensa, dietas não promovem necessariamente perda de peso, e nem ajudam por si só na recuperação da boa forma após a gravidez.

Quando o corpo percebe o risco de emagrecimento, resultado de dieta acompanhada de malhação, entra em alerta e reage da mesma forma que faria diante de uma enfermidade, ou de um longo período de inanição.

Então, fazer dieta é uma estratégia errada para conseguir emagrecer, porque dá estímulos que levam o corpo a entrar em um estado de alerta em que começa a economizar suas reservas de energia.

Isso faz com que muitas mulheres simplesmente comecem a malhar e fazer dieta na expectativa de perder peso, sem que consigam alcançar os resultados esperados.

ATITUDES E HÁBITOS SAUDÁVEIS SÃO FORMAS DE PREVENÇÃO

Mesmo contra os hábitos que normalmente têm, é preciso que após o parto as mulheres repensem sobre algumas coisas que agora são muito importantes, e que lhe ajudarão no processo de recuperação da boa forma após a gravidez.

AMAMENTAÇÃO

Durante o período de amamentação, o organismo da mãe produz substâncias, como as ocitocinas, que estimulam a contração uterina e o retorno dos órgãos ao seu estado de antes da gravidez.

A amamentação provoca um gasto calórico que corresponderia a um treino que exigisse um esforço moderado.

Não faça regime na fase de amamentação. O aleitamento é seu maior aliado na perda de peso, e você ainda precisa de bastante energia nesta fase.

ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

É possível uma pessoa perder peso e reduzir gordura, se cuidar da alimentação e fizer apenas musculação.

Uma pessoa com maior quantidade de músculos gastará mais energia no dia a dia, e isso, aliado com uma alimentação balanceada, proporciona condições completamente favoráveis para o emagrecimento.

Isso, porque o custo energético para ganhar massa muscular e para recuperar o músculo após a musculação, é grande. Então, isso queima mais calorias.

Mas é importante deixar claro, que não será através dos protocolos tradicionais, em que se passam horas na academia fazendo milhares de repetições dos mais diversos exercícios de musculação, que se conseguirá isso.

Na intensidade e não na quantidade de exercícios, é que está a chave (eu explico isso melhor mais abaixo).

Procure ter bastante frutas e legumes disponíveis.

Sua alimentação diária deve consistir principalmente de coisas coloridas (quanto mais folhudo e colorido, melhor), juntamente com proteína magra.

Batatas e outros legumes ricos em amido não são tão bons e possuem muitos carboidratos – muito pior ainda quando fritos em óleo.

Limite o consumo de alimentos processados e de grãos refinados, como farinhas finas.

Quanto mais processado for o alimento, menos nutrientes tem. Por isso, se vier numa embalagem de alguma indústria procure evitar, pois quanto mais consumido, mais se transformará em açúcar no seu organismo. Isso aumentará sua insulina, que, por sua vez, transformará todo este excesso em gordura, que ficará armazenada naquelas partes do seu corpo que você já sabe.

Fuja das armadilhas de comida.

Muita gente come por estresse relacionado ao trabalho ou relacionamento. Se este é o seu caso, identifique o que te faz perder o controle e trate rápido disso com cuidado.

ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL TAMBÉM AJUDA

estilo de vida saudávelHoje as pessoas ficam muito tempo divididas entre as telas de uma televisão, computador ou smartphone. Você sabe o que acontece com seu corpo quando está na frente de uma tela? NÃO ACONTECE NADA, PORQUE VOCÊ NÃO ESTÁ SE MOVENDO!

Comece reduzindo alguns minutos de TV, computador e smartphone todos os dias. Descubra as coisas que você pode fazer com esse tempo, e como isso pode ser mais interessante.

Faça atividades que envolvam movimento físico. Fique suada. Exercício físico faz bem, e ajuda a manter o peso e melhorar o humor.

Os exercícios são importantes aliados na luta contra o excesso de peso.

Primeiro, porque previnem o ganho de peso e contribuem para a manutenção da perda de peso, pois aceleram o metabolismo, aumentam a massa muscular e aumentam a queima de calorias. Com isso, favorecem a perda de gordura.

Segundo, porque o ganho de massa muscular mantém o metabolismo acelerado até em pessoas idosas, facilitando o emagrecimento e a manutenção do peso.

Terceiro, porque evita a flacidez que ocorre com as pessoas que fazem somente dieta.

Mas, se você está mesmo determinada a entrar em forma, a boa notícia é que não é preciso entrar para uma academia ou comprar tênis de corrida.

Faça do exercício parte de seu estilo de vida, em vez de algo que atrapalhe suas rotinas e afazeres. Afinal, quem quer gastar o valioso tempo que poderia usar pra diversas outras coisas, no confinamento de uma academia?

Por exemplo: Use transporte ativo. Sempre que for possível, mantenha o carro na garagem. Além de salvar o meio ambiente, você estará chegando ao local necessário de maneira saudável. Andar de bicicleta ou a pé para onde precisa ir, lhe fornece ar fresco e queima calorias.

Tenha uma boa noite de sono. Essa é a melhor dieta de todas: dormir mais para perder peso.

Dormir pouco e acordar muitas vezes durante a noite, causa quedas abruptas de energia e apetites insaciáveis por açúcar e gordura.

Ao contrario, quando está dormindo, além de você não comer, o sono também regula os hormônios leptina e grelina. Isso impede que você sinta fome e faz com que se sinta saciada.

As mulheres que dormem mal ou dormem pouco têm mais dificuldade para perder peso, porque a privação crônica do sono pode interferir no equilíbrio entre os hormônios do apetite e da saciedade.

Também pode desacelerar o metabolismo da glicose e elevar o nível de cortisol, o que, em resumo, favorece o ganho de gordura.


O cortisol serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.


COMPRAR EQUIPAMENTOS DE GINÁSTICA OU FREQUENTAR UMA ACADEMIA VAI ME FAZER PERDER PESO?

academiaNo mercado da ginástica, academias e fabricantes de equipamentos sempre buscam inovação para manter o público interessado.

O problema é que, às vezes, a novidade da moda se mostra sem efeito ou até arriscada, depois que os resultados são analisados ao longo do tempo.

Por sua vez, muitos exercícios e aparelhos que costumam ser utilizados em casa acabam se mostrando inúteis, e outros precisariam ser usados da forma correta para ter resultado, o que nem sempre acontece.

O que eu quero dizer, é que são necessários critérios e técnicas de um bom método comprovado. E se ilude quem pensa que sem o esforço necessário, seja possível alcançar algum resultado.

Se durante os exercício você estiver respirando sem problemas e suando quase nada, o desgaste não está sendo suficiente para queimar calorias. O seu corpo precisa ser desafiado pra que você comece a ver algum efeito.

Se o exercício está fácil para você, então você estará no máximo afastando o sedentarismo, e não evoluindo no sentido de perder calorias e gordura.

Manter a quantidade e qualidade correta de exercícios de forma constante, ainda mais frequentando academia, não são coisas muito fáceis de fazer.

QUEM FREQUENTA ACADEMIA TAMBÉM ACABA COMETENDO ALGUNS ERROS COMUNS

A própria forma tradicional de repetições infinitas de séries de exercícios, torna tudo muito enfadonho e cansativo depois de algum tempo na academia.

Algumas situações muito comuns que decorrem disso, são:

1- PAGAR A ACADEMIA E COMEÇAR A FALTAR

Pagar por alguma coisa e não vai aproveitar é auto sabotagem!

Provavelmente quando você resolve pagar uma academia, planeja ir ao menos duas vezes na semana, se você quer emagrecer.

Mas é muito comum que em pouco tempo falte motivação pra continuar encarando aqueles pesos e aparelhos de aeróbicos.

A disposição pra encarar horas de exercícios, deslocamento de casa ou do trabalho pra academia, todo mundo suando e cheirando forte enquanto deixam suas marcas suadas em tudo quanto é equipamento que você pretende usar, naturalmente desanima muito.

Isso faz com que a maioria que começa, acabe desistindo em bem pouco tempo, mesmo antes de sentir qualquer mudança física.

2- FAZER SEMPRE O MESMO TREINO

É fundamental mudar o treinamento periodicamente, porque senão o corpo acaba se acostumando com as atividades e os exercícios param de fazer efeito. Ou seja, todo o esforço e trabalho que você estiver tendo, não estará te ajudando em mais nada.

3- COMEÇAR A DEIXAR DE LADO O QUE FOR MAIS CHATO DE FAZER

Também não é nada incomum que em pouco tempo de academia, você já perceba o que é relativamente suportável e o que é realmente muito chato de fazer nas longas rotinas repetitivas.

Isso faz com que rapidamente, você escolha o que prefere fazer, evitando ou fazendo de qualquer jeito todo o resto.

4- FALTA DE EQUILÍBRIO NA INTENSIDADE E INTERVALOS ENTRE EXERCÍCIOS  [ESSA É A MAIS IMPORTANTE]

Eu tinha dito em outro trecho mais acima, que na intensidade e não na quantidade de exercícios, é que está a chave. É muito importante que você entenda isso, então, vou explicar melhor agora.

Existe uma modalidade de exercícios que é chamada de HIIT (High-intensity interval training ou, em português, treinamento intervalado de alta intensidade).

Treinos de HIIT são considerados a melhor opção para perder peso de forma rápida e eficiente, porque estimulam a queima de gordura mesmo durante o tempo em que o corpo está em descanso. Isso significa que você continua queimando calorias, mesmo enquanto descansa depois de se exercitar.

hiit

Nos treinos de HIIT isso é possível com seções muito curtas de exercício.

Treinos de HIIT podem ser feitos em seções com duração de 5-10-15 minutos, num total de 3 vezes por semana, em casa ou em qualquer lugar que se escolha (inclusive ao ar livre), e sem a necessidade de qualquer equipamento especial de ginástica.

Vários estudos já foram feitos nos últimos anos utilizando o HIIT, com diversos grupos de pessoas (obesos, sedentários, indivíduos com síndrome metabólica e com problemas cardíacos).

A maior parte desses estudos tem demonstrado que esse tipo de treino é bem tolerado e seguro, até para pessoas obesas e sedentárias. Entretanto, assim como em qualquer tipo de exercício, é indispensável uma avaliação física prévia.

Por se mostrarem de fato eficientes, são hoje os mais procurados por mulheres que são mães, principalmente por permitirem uma administração muito melhor do tempo que precisam dedicar aos exercícios, sem se obrigarem a malabarismos pra conseguirem sucesso.

EXISTE UM OUTRO PROBLEMA SÉRIO PRA QUEM FREQUENTA ACADEMIAS, E QUE MUITA GENTE NEM PERCEBE

Quando você escolhe frequentar uma academia de ginástica, é claro que está focada em conseguir perder peso e aquelas gordurinhas, tudo de forma controlada e saudável.

Mas o que a grande maioria só acaba percebendo depois de algum tempo (alguns não percebem), é que o ambiente de academia é uma rica fonte de vírus, germes, fungos e bactérias, que causam doenças como gripes, micoses e pé de atleta, entre outras contaminações que você pode até acabar levando pro ambiente da sua casa.

Se você tiver crianças em casa, então esse risco é muito, mas muito mais sério ainda.

academia - contaminaçãoVeja aqui algumas dicas de como prevenir-se da contaminação durante sua estada na academia:

  • Lavar ou higienizar as mãos com frequência. Higienizar as mãos ao entrar e sair do da academia e após tossir ou espirrar.
  • Evitar tocar em pias e usar sempre sabonete líquido e toalhas descartáveis (de papel).
  • Limpar equipamentos e utensílios com produto desinfetante ou toalhas próprias para esse fim antes e após o uso.
  • Usar sua própria garrafa de água, em vez de uma fonte de água comum (bebedouros).
  • Levar, se possível, o seu próprio colchonete para alongamentos ou atividades que requerem um.
  • Tomar banho logo após o exercício e usar roupas limpas e secas.
  • Usar sempre chinelos no banheiro e no chuveiro.
  • Lavar bem e secar as roupas de ginástica e maiôs após cada utilização.
  • Cobrir as feridas ou lesões na pele com um curativo à prova de água.
  • Não usar jacuzzis ou piscinas comuns se tiver uma infecção de pele ou uma ferida aberta.
  • Sempre usar uma toalha limpa e seca.
  • Não compartilhar toalhas, garrafas de água, óculos, sabão, lâminas de barbear, escovas, batons, pentes ou qualquer outro item que pode entrar em contato com a pele de outra pessoa.

UM EXEMPLO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO DE HIIT

Chegou até aqui? Então você realmente tá levando a sério esse assunto e eu vou ajudar mais um pouco.

Emagrecer nunca foi fácil depois da gravidez, e é perturbador como fica mais difícil a cada nova gestação.

Eu fiz muitos abdominais. Fiz de todo tipo.

Fazia porque achava, por orientação errada que encontrava na internet, que quem quisesse ficar com o abdômen definido, tinha que perder peso e fazer abdominais. E eu desejava muito.

Somente muito tarde encontrei a informação de que mulheres que passaram por gestação, somente poderiam fazer alguns exercícios específicos, e outros não poderiam nunca.

Talvez você também não soubesse disso até agora, e é por isso que eu acho muito importante repassar essa orientação da maneira correta, pra facilitar o seu caminho.

Então, o que aconteceu comigo foi que os abdominais provocaram um aumento (4 dedos de afastamento) na diástase que eu nem sabia que tinha. As consequências foram sérias pra mim.

Vou dar aqui um exemplo de um programa de treinamento de HIIT pra que você possa entender melhor do que eu estou falando.

Este treinamento de HIIT chamado MAMÃE SARADA da personal trainer Gabriela Cangussú , foi o que eu adotei porque consegui ver resultado, e comecei a perder a gordura da barriga.

Não demorou muito, mas precisei ser persistente.

Você já deve ter visto algo sobre ele nas revista de fitness, porque já saiu bastante coisa sobre ele em muitos lugares.

Clica no link que estou deixando aqui abaixo, se quiser ver mais detalhes de como resolver de vez o problema das sobrinhas.

CLIQUE AQUI PRA CONHECER O TREINAMENTO QUE EU FIZ.

Eu acredito de verdade que entre as coisas mais importantes pra nós mulheres, está poder recuperar a autoestima depois de ser mães.

Nosso corpo sofre tanto com as consequências da gravidez e do parto, que não é justo que depois ainda tenhamos que conviver com autoestima baixa.

Acredite, porque você também pode recuperar a sua autoestima, enquanto volta à sua melhor forma. Tudo como era antes.

Não deixe de compartilhar suas dúvidas, experiências de vida e sugestões de próximos temas pra que eu possa pesquisar e abordar aqui no site.

  • Se você tiver qualquer dúvida sobre este assunto, deixe seu comentário aqui abaixo que eu responderei.

    COMENTÁRIOS

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Curso Mamãe Sarada
Author Rating
51star1star1star1star1star